“A natureza está secando”: quilombo no Marajó vive impactos do arrozal e clima de violência

SEJAM TODOS BEM-VINDOS!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

BÚFALOS - Fazenda Tucunarézinho


Os búfalos são de extrema importância para a economia da Ilha do Marajó. São utilizados nas fábricas de couro, são forças indispensáveis em tarefas pesadas nas fazendas, montaria para os turistas, meio de transporte para o policiamento, entre outras vantagens. O animal tornou-se tão importante para o Estado que o Pará soma hoje cerca de 1,2 milhão de cabeças de búfalo, cerca de 40% do rebanho bubalino nacional. No Marajó, líder na criação, são aproximadamente 600 mil animais. Das 19 raças bubalinas existentes, apenas o Carabao, Mediterrâneo, Murrah, Jafarabadi e Baio são criadas no Brasil. 
De carne saborosa e saudável, com baixo teor de colesterol, a carne de búfalo faz parte de muitos pratos da culinária marajoara, como o Frito do vaqueiro, Filé Marajoara e a Picanha de Baby Búfalo. Do búfalo praticamente nada se perde. O chifre é utilizado como berrante pelos vaqueiros da região, o leite dá origem ao queijo marajoara, de sabor inigualável, e que já ganhou o mercado brasileiro nas prateleiras dos grandes supermercados. O couro do animal também é utilizado em peças artesanais como bolsas, chaveiros, sandálias e cintos; e é forte complemento de renda para as famílias locais que trabalham com o beneficiamento do couro. O animal se desenvolve com baixa utilização de medicamentos, já que é mais resistenteà maioria das doenças que afeta os bovinos. Seu couro grosso e resistente constitui matéria-prima para produtos de ótima qualidade."
(Portal Marajó)
****
***
**
*
*

2 comentários:

  1. Olá!
    Só a título de conhecimento. Os búfalos chegaram ao Brasil, pela primeira vez, pela ilha de Marajó, trazidos por Vicente Chermont de Miranda. Os animais vieram da Itália. Existem outras versões, mas essa é a verdadeira.
    Do Pará tenho duas curiosidades: primeiro a origem da comida e nome maniçoba. Outra é sobre os índios que viviam na ilha.
    Se postasse algumas fotos da Ilha, como o centro de Soure por exemplo, iria ser maravilhoso!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada por visitar o Encanto Caboclo e contribuir com informações, nós estamos aqui pra aprender mesmo, fique à vontade. Aguarde que vou tentar satisfazer suas curiosidades e postar algumas fotos novas do meu Marajó! Agradeço os parabéns.
      Volte sempre! Abraços

      Excluir