“A natureza está secando”: quilombo no Marajó vive impactos do arrozal e clima de violência

SEJAM TODOS BEM-VINDOS!

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Grupo de Carimbó SANCARI


SANCARI - significa "Santo Carimbó", o grupo nasceu de uma brincadeira entre os moradores da Passagem Álvaro Adolfo, no bairro da Pedreira, em Belém no ano de 1996, alguns nascidos nos municípios de Cachoeira do Arari, Bragança, Cafezal, Curuçá e Belém. Assim surgiu o SANCARI, grupo guerreiro que vem lutando para divulgar e preservar a cultura paraense. A cor laranja que predomina na indumentária do grupo tem uma história: vem da mistura do barro amarelo com o urucum, que os índios Arariúnas usavam para tingir seus artesanatos.
O SANCARI tem dois cd's  gravados "Mulatinha do Sancari" e "Carimbó em Casa", além de ter conquistado vários títulos em festivais da nossa região. Em 2010 participou 46ºFefol - Festival do Folclore em Olímpia - SP,representando muito bem a nossa cultura, e este ano estará lá novamente mostrando que o CARIMBÓ é a maior representação cultural do PARÁ.
"....Carimbó é paraense, patrimônio brasileiro"

***

5 comentários:

  1. Parabéns amiga..pelo trabalho que vc faz neste blog..valorizando a cultura de nosso estado e mostrando as histórias de nsso Marajó..
    sucesso sempre..

    ResponderExcluir
  2. obrigada por divulgar tão bem a nossa cultura

    "A amizade é o ingrediente mais importante na receita da vida."

    parabéns e vida longaaaaa

    família sancari na área
    bjos sancarimbolados

    ResponderExcluir
  3. O importante em tudo isso é ter amigos como vocês que não medem esforços para que o nosso CARIMBÓ seja realmente "mostrado para o mundo inteiro".
    Obrigada à todos que fazem o SANCARI!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá. Tenho outra amiga que vai falar do Carimbó. Se tiver material também aceito e repasso para ela.

    ResponderExcluir
  5. Claro que sim!!! Te mando por e-mail, se for melhor pra ti. Confirma pelo meu e-mail marlibdias@hotmail.com, Fico esperando!
    Abraços!

    ResponderExcluir