“A natureza está secando”: quilombo no Marajó vive impactos do arrozal e clima de violência

SEJAM TODOS BEM-VINDOS!

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Folias de Belém - Allan Carvalho e Ronaldo Silva

Em "Folias de Belém" os compositores Allan Carvalho e Ronaldo Silva revisitam a estrutura original da Folia - compreendida por rezas musicadas conduzidas pelas comitivas de santo durante a peregrinação e louvação a casa dos devotos - e, inovam, com o uso de tecnologias, linguagens e narrativas ambientadas nas paisagens sacras de Cachoeira do Arari - Ilha do Marajó e em Bragança, nordeste paraense.
A simplicidade das melodias clareia mensagens de amor e fé, que enternece e religa o homem à divindade, rogando por cura e alegria no coração de toda gente. Sua poética viceja como campos verdejantes e tremula qual bandeira ao vento, anunciando a paz esperada.
Neste cenário, Belém é berço da natividade cristã e capital do Grão-Pará, reunindo cantadores, instrumentistas e arranjadores para bendizer com suas cantilenas o Deus menino, a Mãe Santíssima, São João Batista, Santos Reis... Compartilhar histórias, crenças e uma diversidade melódica em ritmo de valsa, mazurca, marabaixo, retumbão, que desvelam o encanto da folia amazônica.
Esta incursão dos artistas/foliões pelo selo Rios do Mundo, do Instituto Arraial do Pavulagem, é um batismo revigorante, fonte renovada de inspiração. (Walter Figueiredo, pesquisador e produtor cultural)

2 comentários:

  1. Amo folias! Elas me transportam a um cenário de muitas alegrias e sonhos, ao meu berço de raízes profundas e eternas. Obrigada pela partilha, querida amiga, Marli Braga Dias.

    ResponderExcluir
  2. Dáguima, minha amada amiga,fico muito feliz quando compartilho coisas que fazem tão bem às pessoas. Obrigada pela visita, grande beijo!

    ResponderExcluir