“A natureza está secando”: quilombo no Marajó vive impactos do arrozal e clima de violência

SEJAM TODOS BEM-VINDOS!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

TEM BOTO NA REDE DO TUNICO - Associação Cultural Dalcídio Jurandir



*Filmado em Ponta de Pedras - Marajó - Pará


*É um filme de produção simples mas muito interessante, conta a história de uma jovem chamada Raimunda, que foi morar pra Capital, e tempos depois volta pra Ponta de Pedras acompanhada do namorado e cheia de pavulagem, já não quer ser chamada de Raimunda e sim de RAY, só no salto alto, e por ai vai.....


*


*A Associação Cultural Dalcídio Jurandir, foi fundada em 04 de Abril de 2006, na cidade de Ponta de Pedras, ilha do Marajó, Pará, funcionando na Av. Raimundo Malato, nº207, bairro do Campinho, como uma sociedade civil de direitos privados, sem fins lucrativos, que tem por finalidade promoção cultural, social e de lazer, com vigência indeterminada com o objetivo de promover atividades artísticas e culturais visando colaborar com o desenvolvimento sócio-cultural da comunidade Pontapedrense.
A referida associação é uma entidade que desenvolve diversos  projetos como: oficina de artesanato, teatro, fotografia, filmagens, edição de imagens, palestras e cinema na área rural (estradas e áreas ribeirinhas) exibindo vídeos educativos e filmes produzidos na própria cidade.
Fonte: Blog da associação.

*

65 comentários:

  1. O filme é muito legal a lende ser engraçado!!!Adorei e achei muitas graças com minha irmã e minha mãe...moro em Belém mas ja fui em Ponta de Pedras com minha familia ja visitei a praça e Mangabeira...diviam fazer mas filmes assim para mostras a cultura do nosso estado...bjs amei amei amei...meu nome é Júlia Ramos da Siva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi menina Júlia, amei, amei, amei seus comentários.
      Muito obrigada pela visita e por divulgar a nossa cultura, é isso mesmo que temos que fazer, continue convidando seus amigos e familiares não só para ver o Boto na rede do Tunico, mas as outras postagens que são muito interessantes. Parabéns pra você também, e volte sempre!
      Abraços

      Excluir
    2. Quem me fez rir muito foi o Abelardo....que figura...Parabéns

      Excluir
    3. Também me diverti muito com o Abelardo, ele é simplesmente cômico !!! Eles todos merecem muitos parabéns!
      Obrigada pela visita Árabe Doido, volte sempre.

      Excluir
  2. Assim que minha avó vier aqui em casa vou vero filme com ela tenho certeza de que ela vai adorar e que se divulgar vcs vão ter muito fãs a propósito eu sou a mesma menina que fes o primeiro comentário...amei amei amei

    ResponderExcluir
  3. essa galera mandou muito bem nesse filme...todos estão de parabéns,sou marajoara-pontapendrense é me orgulho muito em ver como esse municipio e maravilhoso...faiz algum tempinho que não moro mais lá,mais morro de saudades da minha terra.sou fã n°1 desse filme é estou sempre divulgando ele para meus amigos...um grande beijo!

    ResponderExcluir
  4. Olá marajoara-pontapedrense, é isso mesmo que devemos fazer: parabenizar essa galera e divulgar a nossa cultura marajoara, você também está de parabéns. Vamos mostrar o quanto é bela a nossa cultura! Bjão

    ResponderExcluir
  5. Marli Parabéns pela divulgação do filme eu fico muito feliz em saber que os sumanos marajoara acreditam em nossa cultura e sentem orgulho de ser marajoara,estaremos lançando o novo filme " Deu agua sumano " agradeço de coração pelo apoio.
    Pedro Nicacio texto e direção do filme.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada Pedro Nicácio, temos mesmo que sentir orgulho da nossa cultura e divulgar cada vez mais e que venha "Deu água sumano"para mostrar o potencial do caboclo marajoara!
    Sucesso nessa nova empreitada!
    Saudações marajoaras!

    ResponderExcluir
  7. Olá Marli,meu nome é Bruno Mendes,mas pode me chamar de seu "TUNICO", do filme "Deu boto na rede do tunico", agradeço a vc. e a todos aqueles que não só gostam dos filmes , mas que se sentem orgulhosos de serem marajoáras como nós, agradeço a todos pelos comentários, e fiquem certos de que todos do elenco ficam muito felizes com a declaração de carinho que vcs. sentem pela gente. um grande beijo do seu TUNICO, e aguardem , vem aí; "DEU AGUA SUMANO", com certeza mais um sucesso 100% marajó.

    ResponderExcluir
  8. Bruno querido, que prazer te receber aqui no Encanto , fiquei muito feliz ao ler teu comentário! O Tunico, o Abelardo e a Mundica são demais!!! Parabéns à todos que fizeram "Deu boto na rede do Tunico". O sucesso do filme é mérito de vocês, que fizeram um excelente trabalho, simples mas que mostrou são capazes e guerreiros! E eu marajoara de corpo e alma tenho mais é que divulgar a nossa cultura.
    E vamos à luta com o "DEU ÁGUA SUMANO" para que seja uma explosão de sucesso!
    Obrigada pela visita e volte mais vezes!
    Um grande beijo com sabor marajoara!

    ResponderExcluir
  9. Oiiie meu nome e larissa sou de belém e gostei muito de todos q vcs fizeram , e to ansiosa pra ver logo o outro q vem bjoos

    ResponderExcluir
  10. Oi Larissa eu também amei "O Boto na rede do Tunico", vamos ficar na torcida do "Deu água sumano" e fazer aquela divulgação da cultura marajoara para que seja um grande sucesso!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  11. Oi Marli, sou eu de novo o seu Tunico. opa !!!!! quer dizer o Bruno, estive ai em Belem no dia 21/03/2012, para uma sessão de filmes.
    junto com a rapaziada do instituto Peabiru, que me perguntaram onde eu queria passar os filmes.E eles ficaram meio que espantados quando eu falei "na feira do açai".
    tem lugar melhor em Belem onde o marajo praticamente se encontra tododia.E foi sucesso total a noite.
    A reaçaõ das pessoas em me ver lá na feira , achando que seria impossivel eu etá ali ,me agradecendo pelo trabalho, e por fazer todos rirem nem que fosse por um momento, por mais pouco que fosse.
    Amo a todos que divulgam nosso trabalho como vc. Marli, e espero um dia poder conhecer vc. pessalmente.
    saudações marajoara e até logo sumana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno querido! Muito legal essa interação com o público, creio que esse contato é muito importante para a divulgação do "Deu Água Sumano", principalmente em lugares aberto ao público.E vamos elevar cada vez mais a nossa cultura! Sumano, também terei imenso prazer em conhecer você, espero que seja muito breve!
      Saudações caboclas!

      Excluir
  12. Adorei esse filme principalmente o papel da rai a (mundica), um papel muito engraçado que também me fez rir muito parabéns e que continuem fazendo filmes assim, falando sobre as lendas daqui do nosso pará.

    ResponderExcluir
  13. É verdade a gente ri do começo ao fim, os personagens são muito divertidos e isso nos faz um bem enorme. Vamos aguardar o "Deu Água Sumano" e torcer para que seja melhor ainda, e aproveitar para fazer a divulgação da nossa cultura!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. gostei muito, das apresentações e do enredo caboclo ribeirinho, uma pena que a pirataria seja o meio de venda, sem arrecadaçao de recursos para o grupo, que é o maior prejudicado. Já pensaram em uma peça de teatro, e uma estreia no teatro da Paz em Belém, Parabéns. Vigia de Nazare

    ResponderExcluir
  15. olá pessoal casei com uma moça de mangabeira e javiu cumo équi éne to falando tudo errado,kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cumo anssim tu diz amigu? Será qui tu casô cum a Mundica? Só té digu uma cuisa: cuidado cum u buto!!!!!

      Excluir
  16. Sobre esse aspecto eu não sei lhe informar, mas peço que faça uma visita no seguinte endereço: http://associacaodal.webnode.com.br/ onde você terá informações sobre isso e novos projetos da Associação Cultural Dalcídio Jurandir. Vamos esperar que o "Deu Água Sumano" venha com a força das nossas marés!

    ResponderExcluir
  17. meu filho tem 3 anos e amam este filme

    ResponderExcluir
  18. o meu filho ama este filme ele tem 3 anos o nome dele é renan ele passa o dia todo assistindo o filme do macho froxo como diz ele:
    eu tambem amei este filme e da cidade da minha familia. se pude manda pelo facebook por onde anda os atores principalmente o abelardo.meu endereço do face é 9181518204 - roberta pimentel
    é o meu nome na foto esta eu, meu filho e meu esposo. moramos em icoaraci

    ResponderExcluir
  19. Que lindo! É isso mesmo temos que fazer: passar o mais cedo possível o amor pela cultura da nossa terra para os nossos filhos. Roberta você está de parabéns! Agora quantos aos atores, eu acho que devem estar em Ponta de Pedras,nos preparativos para o lançamento do "DEU ÁGUA SUMANO"que será a bola da vez, assim que eu souber , pode deixar que eu aviso pra você. Vou procurar você no facebook, me adicione.
    Um grande abraço e muito obrigada pela visita,volte sempre!
    Beijinhos para o Renan!

    ResponderExcluir
  20. Meu nome é Marcelo, sou nascido e criado em Ponta de Pedras e adorei o filme. Parabéns pelo blog que divulga nossa cultura paraense sem a torna-la inferior mas sim especial. Viva nosso Estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo! Realmente é um filme adorável e que conquista do adulto à criancinha e o que é melhor: todos se divertem à vontade. Então, por isso temos mesmo é que elogiar, divulgar e colocar a nossa cultura no mais alto patamar, não permitindo que quem quer que seja venha denegri-la.
      E viva o nosso PARÁ mesmo!!!!!!!!!!!
      Abraços

      Excluir
  21. eu sou danilson e gostei muito do filme e estou fazendo um trabalho faculdade e gostaria que vc me envie a oração que raimunda recebe da curandeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danilson,obrigada pela visita! Vou tentar te ajudar aí vai:
      A benzedeira quando chega diz: Qui Jesus abençui e proteja esta casa e tudas as pessuas qui mora aqui,qui ele proteja contra mandinga, inveja e tudo tipu di malinesa.O qui fô de bão fique e o qui fô de mar qui vá simbora.
      Agora benzendo a Mundica: Assim cumo Deus separu a nuiti du dia, separi a minha arma da mar cumpanhia, cum us puderis dé Deus e da vige Maria, se Deus é pur nós, quem será contra nós:Ninguém
      Mundica minha filha eu té benzo cum a fulha da caricaca, si tu num melhorá, dessa tu num iscapa. Minha filha eu té benzo cum a fulha do alecrim, si tu murrê, teu nuivo fica pra mim.
      Espero ter te ajudado,abraçosss

      Excluir
  22. meu email korn_pa20@hotmail.com gostaria que vc me desse essa ajuda marli braga dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danilson,obrigada pela visita! Vou tentar te ajudar aí vai:
      A benzedeira quando chega diz: Qui Jesus abençui e proteja esta casa e tudas as pessuas qui mora aqui,qui ele proteja contra mandinga, inveja e tudo tipu di malinesa.O qui fô de bão fique e o qui fô de mar qui vá simbora.
      Agora benzendo a Mundica: Assim cumo Deus separu a nuiti du dia, separi a minha arma da mar cumpanhia, cum us puderis dé Deus e da vige Maria, se Deus é pur nós, quem será contra nós:Ninguém
      Mundica minha filha eu té benzo cum a fulha da caricaca, si tu num melhorá, dessa tu num iscapa. Minha filha eu té benzo cum a fulha do alecrim, si tu murrê, teu nuivo fica pra mim.
      Espero ter te ajudado,abraçosss

      Excluir
  23. ME DIVIRTO Á BESSA C ESSE FILME.SEMPRE LIGO MEU PC,,APROVEITO P ASSISTIR.OS PARTICIPANTES ESTÃO D PARABÉNS.MINHA FAMÍLIA TMBM ADORO,PRINCIPALMENT MEU FILHO D 10 ANOS D IDADE.ELE CAIS NA GARGALHADA KKKK...PRINCIPALMENT NAQELA PARTE Q O ABELARDO FALA "EU SU PRETO,SU DO SÍTIO,MAIS NUM SU BESTA".ELES BEM Q PODIAM FAZER MAIS EPISÓDIOS.JÁ VI O "morto q sabia nadar","wademar e a onça"...BOM MESMO. BEL

    ResponderExcluir
  24. Pena que não deixou seu nome,mas que bom saber que você e sua família se diverte com os filmes da Associação Dalcídio Jurandir,os atores e a produção merecem nossos aplausos pois fazem um trabalho excelente mostrando a cultura do nosso Marajó. Aguarde que em breve vem o "DEU ÁGUA SUMANO", que com certeza vai fazer um grande sucesso.
    Obrigada pela visita, volte sempre! Abraços

    ResponderExcluir
  25. mMarli já estamos no processo de gravação do filme deu agua, e a novidade e que estreiamos um novo programa de humor chamado "AÇAI CO FUSÃO' gostaria de lhe daar o DVD, marli veja uma forma para que eu possa entrega-lo a você.
    Pedro Nicacio ( Direção )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro Nicácio que surpresa boa!É uma notícia maravilhosa saber que o "Deu Água" já está em gravação, não vejo a hora de assistir e divulgar este filme. Quanto ao programa de humor, fiquei bastante interessada e com uma teba duma cuíra, agradeço de todo meu coração, sua gentileza, fiquei muito feliz pelo presente e desejo muito sucesso pra vocês. Meu contato: 8804-2621 e 8415-9307
      Um grande abraço à você e à todos que fazem parte deste trabalho pela nossa cultura! Boa sorte e sucesso sempre!

      Excluir
  26. Oi! Fico muito feliz com todo o seu trabalho junto da associaçao. Eu to com muita saudade dessa gente de Ponta de Pedras; do Bruno, Lulu, Pedrinho de todos os meus amigo do filme tem boto na rede do Túnico eles estão com um novo trabalho, eu queria está aí com eles mas não tá mas im que assim que eu tive um tempo estarei ai com vcs. Um abraço do “Armando“ Jorge Castro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu querido Jorge, eu é que fico muito feliz com o carinho de todos vocês, obrigada pela visita. Tenho muito orgulho em divulgar o trabalho da Associação e não canso de assistir os filmes.Desejo pra você muito sucesso! Não dá pra esquecer o "Armando" todo atolado na lama!Indo na "sintina" então...! indo apanhá açaí com o Abelardo....Boa sorte pra você !!!
      Um grande abraço!

      Excluir
  27. Fico feliz com todo o trabalho que você vem fazendopelas gente! Espero contar sempre com a sua a junta. Logo, logo o (Deu Agua“ vai sai e com ele mais um filho nosso que e o “Açai com Fusão“ E tem mais novidade o segundo filme da trilogia do “Tem boto na rede do Túnico“ vem aí! O Pedrinho que falar com você. Um abraço do Jorge Castro“Armando“

    ResponderExcluir
  28. Adorei tento que eu e meus alunos,apresentamos atraves de uma peça teatral foi muito engraçado,então o Aberlado meu ficou todinho o do filme.

    ResponderExcluir
  29. Sheila, como é bom saber que "Tem Boto na rede do Tunico" se tornou uma peça teatral em sua escola. Com certeza a produção ficará muito feliz em saber que contribuiu com o seu trabalho em um estabelecimento de ensino.Parabéns pela sua iniciativa e aguarde o novo filme "Deu Água Sumano", quem sabe outra peça teatral hein?
    Obrigada pela visita, volte sempre, abraços!

    ResponderExcluir
  30. meu nome e yago trabalho com cinema aqui no sul do para em santana do Araguaia pará e aqui ja assistimos esse filme e bem engraçado principalmente a Raimunda e pai dela eles são d+ só que não entendi o final do filme mais de boa.o meus ultimo trabalho foi o Deu a Louca nos Estudantes 2 iremos participar agora do festival internacional de cinema em Portugal janeiro de 2014. mais admiro pois assim estamos divulgando o nosso belo estado do pará ,,seria melhor se tivesse dividido.kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yago!
      Primeiramente obrigada pela visita e comentário. Você tem razão, o filme é muito divertido, quem sabe se você assistir mais uma vez, entenderá o seu final, hein?
      Parabéns pelo seu trabalho e sucesso em sua participação no festival em Portugal, continue divulgando a nossa cultura.
      Abraços!

      Excluir
  31. valeu espero um dia trabalha com vcs, admiro o trabalho de vcs ,porque sei que e difícil fazer filme no Brasil sem muito recurso,mais o bom que estamos revolucionando,depois me passa seu endereço ou outro qualquer pra mim ta mandando um copia do filme pra vcs assistir e divulgar também o nosso trabalho,meu facebook e o perfil ( umesa gremio) ou (umesa-pa@hotmail.com) meu telefone e 09492445576

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yago querido, vou passar seu recado pra Associação Cultural Dalcídio Jurandir, eu não faço parte dela, faço apenas a divulgação da nossa cultura e com certeza farei o mesmo com o "Deu a louca nos estudantes"
      Um grande abraço!

      Excluir
  32. Queria saber como consigo a coleção completa..
    agradeço desde já..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edson, aqui em Belém, você encontra os DVDs nas bancas do centro comercial e no Ver-o-Peso.
      Obrigada pela visita! Volte sempre.

      Excluir
  33. muuito legal o filme . quando vai sair outro? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Romerson!
      Ainda não tenho informações precisas, mas torço para que seja logo.
      Abraços

      Excluir
  34. MELHORES GARGALHADAS ; QUANDO VAI SER O LANCAMENTO DO PROXIMO DVD, ESTOU LOUCA P DAR NVS RISADAS

    ResponderExcluir
  35. SOU DE PONTA DE PEDRAS TBM, MAS ATUALMENTE ESTOU RESIDINDO EM BELEM,MORRENDO DE SDD DESSA GALERA TODA DE LA...LOUCA P VER O PROXIMO DVD....ME CHAMO PAULINHA,QUERO MINHA RESPOSTA DE QUANDO VAI SAIR OPROXIMO DVD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como você,eu estou super ansiosa por novos filmes dessa turma toda e ainda sem resposta do próximo lançamento. Vamos torcer para que eles recebam incentivos em seus projetos.
      Muito obrigada por sua visita, volte sempre. abraços;

      Excluir
  36. SOU DE PONTA DE PEDRAS TBM, MAS ATUALMENTE ESTOU RESIDINDO EM BELEM,MORRENDO DE SDD DESSA GALERA TODA DE LA...LOUCA P VER O PROXIMO DVD....ME CHAMO PAULINHA,QUERO MINHA RESPOSTA DE QUANDO VAI SAIR OPROXIMO DVD

    ResponderExcluir
  37. Marli, parabéns por pela divulgação. O filme é ótimo, mina de divertido.. Rsrs
    Eu queria saber um pouco mais sobre o trilha sonora do filme, vc sabe me informar algo?...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Temos que divulgar aos quatro cantos do mundo a nossa cultura. Não acha?
      O filme é mina de bão mesmo!
      Quanto a trilha sonora, não sei lhe responder de imediato, vou procurar saber, depois lhe informo.
      Grata pela visita!

      Excluir
  38. Olá gostaria de uma Resenha do filme..queria o seu Tinoco comentando.este..abracos

    ResponderExcluir
  39. Olá gostaria de saber porque o pai da mundica morre no final eu não entendi me responda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ,Ele não morreu, ele passou mal com a oração da benzendeira, pois o boto estava pegando o pão e não a mundica

      Excluir
  40. Eu já assistir varias vezes o filme é nunca entendo o final , porque o pai da mundica morreu

    ResponderExcluir
  41. Tem um DVD que eu assistia que são várias curta cronômetragem dos mesmos atores, Bruno Mendes ele até canta uma música assim
    (Sou bicho do Mato e vou comer você todinha)

    ResponderExcluir
  42. Olá por que não fizeram mais filmes com os mesmos atores, filme ótimo amamos

    ResponderExcluir
  43. Tem um filme deles que são vários filmes são curtas metragem onde tem várias histórias nesse dvd tem uma parte que eles vão tirar uma foto e todo mundo sai correndo kkkk

    ResponderExcluir