“A natureza está secando”: quilombo no Marajó vive impactos do arrozal e clima de violência

SEJAM TODOS BEM-VINDOS!

domingo, 16 de outubro de 2011

Luthier HUGO MARTINEZ


Este instrumento agora faz parte do Museu do Marajó, pertenceu ao uruguaio Hugo Martinez, famoso luthier da América Latina, era bastante conhecido em Cachoeira do Arari por desenvolver trabalhos com o Museu do Marajó voltados para crianças e jovens da comunidade.
Hugo Martinez trabalhava iniciando jovens na arte da lutheria no projeto Música no Museu, uma parceria entre a "Organização Terres des Hommes" e a "Associação Museu do Marajó Pe. Giovanni Gallo". Seus projetos foram bruscamente interrompidos durante um assalto ocorrido na casa onde morava em Cachoeira do Arari no dia 28 de maio de 2011, que lhe custou a vida.

******
***

12 comentários:

  1. Sou violonista e amigo de Hugo Martinez! Frequentei muito sua casa em Pedra de Guaratiba no Rio de Janeiro...Hoje resolvi procurar por ele na internet e fiquei chocando com essa notícia...
    E a Luíza esposa dele...Você tem notícias dela também?
    Roberto Fontes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto, sou filha de um amigo do Hugo. Luiza está morando em Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó. Caso queira entrar em contato com meu pai, ele passa todas as informações sobre como entrar em contato com a Luiza. Meu pai tem um hotel na cidade, então pode mandar um e-mail para o endereço eletronico do hotel que ele responderá. pousadafazendas@hotmail.com o nome dele é Inalado Leão.

      Excluir
  2. Roberto, a informação que tenho é que ela e mais uma amiga se encontram em Cachoeira do Arari, não se sabe se ela está morando ou resolvendo algum problema. O endereço é: Fazendola - Av. do Museu s/nº - centro - Cachoeira do Arari - Marajó - Pará. Espero ter lhe ajudado.
    Obrigada pela visita, volte mais vezes!

    ResponderExcluir
  3. Olá Marli, meu nome é Sergio Nascimentto e sou bandolinista, tive a honra de ter como amigo e luthier o Hugo e o meu primeiro bandolim foi confeccionado por ele. Há tempos que não tinha noticias dele e hoje ao fazer uma busca na internet me deparei com essa noticia. Meu coração definitivamente esta muito triste, mas tenho certeza de que passei bons momentos em sua casa em Pedra de Guaratiba. Um grande e fraterno abraço. Se puder me passar o telefone da LUIZA ficaria muito agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sergio!
      Gostaria muito de ajudar você,mas vou tentar falar com uma amiga que ainda trabalha no Museu do Marajó pra saber se ela tem alguma notícia da Luiza. Se eu conseguir, postarei logo abaixo deste comentário.
      Muito grata pela sua visita, volte sempre!

      Excluir
    2. Olá Sergio!
      Tenho notícia da LUIZA, fiquei sabendo que ela está morando em Cachoeira do Arari, e o meu contato ficou de me mandar o número do telefone dela, assim que eu souber postarei aqui novamente. Abraços

      Excluir
    3. Boa tarde Sergio!
      Consegui o nº da Luiza pra você: 91 84544261
      Espero ter ajudado. Abraçosss

      Excluir
  4. Muito triste, sou violonista iniciante, e essa perda é devastadora para toda a comunidade marajoara no todo. a arte de confeccionar instrumentos e fazer uma oficina de ensino dessa mesma arte, em uma comunidade deficiente de cultura e horizontes é e sempre será tida como atitude louvável. infelizmente convivemos em uma sociedade destruida de sonhos... DESCANSE EM PAZ E QUE DEUS ESTEJA AGORA TE COLOCANDO PRA TOCAR JUNTO COM OS SEUS ANJOS... GRANDE EXEMPLO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente ele deixou uma lacuna enorme pra todos que o admiravam e pra nossa comunidade. Resta-nos rogar à Deus que ele esteja em paz.
      Agradeço sua visita, lhe espero mais vezes. Abraços

      Excluir
  5. Uma duvida povoa meu pensamento, este Luthier chegoou a trabalhar na fundação Carlos Gomes pela decada de 90?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mike infelizmente não sei lhe informar sobre isso, mas vou averiguar e assim que souber qualquer coisa a respeito, posto aqui. Obrigada pela visita, volte sempre. Abraços

      Excluir
  6. Esse cavaquinho foi eu que o fez. Meu mestre me ensinou todos os passos para chegar nessa grande vitória que é produzir um instrumento musical. Foi doado para o museu do Marajó onde trabalhei por alguns anos. É um prazer ver esse cavaco aqui no seu blog mi há amiga. Fica com Deus. Abraços.

    ResponderExcluir