“A natureza está secando”: quilombo no Marajó vive impactos do arrozal e clima de violência

SEJAM TODOS BEM-VINDOS!

terça-feira, 22 de março de 2016

CABOCL@RTES 77 - Iara

Painel confeccionado em juta tamanho 58x50, pintado em acrílica, com detalhes em motivos marajoaras.
*

Iara - uma lenda de origem indígena também conhecida como "mãe das águas", é uma sereia (corpo de mulher  da cintura pra cima e de peixe da cintura pra baixo) morena de cabelos negros e olhos castanhos.
A lenda conta que ela fica nos rios do norte do país, onde vive. Nas pedras das encostas costuma atrair os homens  belo e irresistível canto. As vítimas costumam seguir Iara até o fundo dos rios, local de onde nunca mais voltam. Os poucos que conseguem voltar acabam ficando loucos em função dos encantamentos da sereia. Neste caso, conta a lenda, somente um ritual realizado por um pajé(chefe religioso indígena,curandeiro)pode livrar o homem do feitiço.
Contam os índios da região amazônica que Iara era uma excelente índia guerreira. Os irmãos tinham ciúmes dela, pois o pai a elogiava muito. Certo dia, os irmãos resolveram matar Iara, porém ela ouviu o plano e resolveu matar os irmãos, como forma de defesa. Após ter feito isso, Iara fugiu para as matas. Mas o pai conseguiu capturá-la. Como punição, Iara foi jogada no rio Solimões. Os peixes que alí estavam a salvaram e, como era noite de lua cheia, ela foi transformada numa linda sereia.
Fonte: www.suapesquisa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário