“A natureza está secando”: quilombo no Marajó vive impactos do arrozal e clima de violência

SEJAM TODOS BEM-VINDOS!

terça-feira, 24 de maio de 2011

CARIMBÓ PAU & CORDA

O Carimbó é a maior representação cultural do Pará,de acôrdo com as pesquisas,as contribuições das culturas indígenas, européias e africanas formaram as raizes desse rítmo.O grupo é formado com dois tambores que se chamam curimbó que na linguagem indígena significa pau oco: curi=pau mbó=oco,são de tamanhos diferentes para que se consiga contraste sonoro (agudo e grave),os tocadores sentados sobre os mesmos e usando as mãos,fazem soar o rítmo.enquanto os outros tocadores fazem uso de outros instrumentos obrigatórios como: ganzá, banjo, flauta, maracas, clarinete, saxofone, milheiro,clave de madeira(pauzinho),rufo. O uso varia de acôrdo com cada município da nossa região.A foto acima é do Grupo de Carimbó SANCARI


A dança do Carimbó
Os dançarinos apresentam-se descalços e em pares. As mulheres com saia  bem franzida e floridas,  blusa estilo bata com mangas curtas,  uma rosa no cabelo no lado esquerdo, colares e pulseiras coloridas de sementes regionais.
Os homens usam calça tipo pescador, bainha enrolada, camisa estampada com as pontas amarradas,usando ou não chapéu.  Na foto acima são os dançarinos do Grupo SANCARI.Agradecimentos à Neire,coordenadora do grupo Sancari,pela colaboração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário