“A natureza está secando”: quilombo no Marajó vive impactos do arrozal e clima de violência

SEJAM TODOS BEM-VINDOS!

terça-feira, 10 de maio de 2011

São Sebastião,o Glorioso! de Cachoeira do Arari

Chega em Belém, nesta quarta-feira dia 11 de maio de 2011,na escadinha às 18:00hs para mais uma vez dar início, a peregrinação o Glorioso São Sebastião de Cachoeira do Arari.O Santo visitará os devotos em suas residências até o dia 11 do próximo mês.O encerramento da visita será com uma festa de confraternização pelos 10 anos de peregrinação na Capital.A festa será na TUNA LUSO à partir das 10:00hs,haverá venda de comidas típicas de Cachoeira do Arari.Vamos lá!!!
Um pouco da história:A Comissão Peregrina de São Sebastião de Cachoeira do Arari é uma tradição secular que foi deixada nos campos do Marajó pelos padres Jesuitas.Essa prática era uma forma de catequizar os habitantes das regiões distantes da cidade sede;assim difundia-se o cristianismo e ensinavam os principais rituais e cultos do cristianismo.
É importante destacar que ainda hoje este ritual é praticado nos campos do Marajó,é a única forma existente de catequese para a população das localidades distantes,sendo que o momento da chegada de São Sebastião nas fazendas,povoados,retiros,etc..,se torna ocasião propícia para festejar aquele dia, por isso as pessoas ficam satisfeitas com a oportunidade de poder louvar a Deus e agradecer a São Sebastião pelas graças alcançadas.Percebe-se que neste momento,a devoção do povo ao Glorioso Santo,que é capáz de enfrentar todas as dificuldades pra estar presente em Cachoeira do Arari,na festa do Santo,no dia 20 de Janeiro de cada ano.
A peregrinação em Belém é uma extenção da que acontece nos campos do Marajó,sendo uma oportunidade muito feliz para aqueles marajoaras e devotos que vieram para a capital e não podem ou não tem oportunidade de voltar a sua terra natal.

4 comentários:

  1. Amiga,seu blog ta lindo,não me canso de visitar,parabéns.... bjusss

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida,comentários como os seus me fazem ficar cheia de pavulagem e eu adooooro!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, muito interessante seu blog.. Muito bom saber que pessoas como vc se importam em divulgar a cultura da nossa terra, que por muitas vezes é esquecida. Beijos' e novamente, parabéns pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada Virgínia,é um prazer enorme mostrar as maravilhas do nosso Marajó pra quem não conhece e pra quem tá longe aliviar um pouco a saudade de tudo isso.
    Um grande abraço e volte sempre!!!

    ResponderExcluir