“A natureza está secando”: quilombo no Marajó vive impactos do arrozal e clima de violência

SEJAM TODOS BEM-VINDOS!

terça-feira, 28 de junho de 2011

Muaná - município da ilha do Marajó

A origem do Município de Muaná encontra-se numa fazenda particular que, pelo seu desenvolvimento, transformou-se em povoado e, posteriormente foi elevado à categoria de freguesia, em 1757 (São Francisco de Paula).
O Conselho do Governo da Província em sessão de maio de 1833, elevou essa freguesia à condição de Vila, tendo sido instalada em 2 de dezembro desse ano.
O município de Muaná foi elevado a essa categoria pela Lei nº 324, de 6 de julho de 1895 e inaugurado a 7 de setembro seguinte.
Tendo uma influencia grande na cabanagem onde servio de refugil pra os cabanos onde travaram em 28 de maio de 1823 uma grande batalha perdurando 4 horas de fogo cruzado onde este que estavam nesta batalha conseguiram afugenatar os imperias onde oje é a frete da da cidade como um dos grandes; CEL. Rodrigo Lopes de Azevedo, CAP. Antonio da Costa, Cel Izidro da Silva, entre outros sndo assim o primeiro municipio a aderir sua independência de Portugal.
Muaná é uma das únicas cidades do Marajó que tiveram o nome original preservado, após a mudança exigida pelo governador para as 'freguesias' do Marajó, por volta de1750, Muaná era a tribo da região, remanescente da nação nheengaíba, que dominou o Marajó antes da chegada dos colonizadores. Também foi a primeiro município do entãoGrão-Pará a aderir à independência do Brasil, em 28 de maio de 1823. O Município é formado por vários distritos e vilas como: Distrito de São Miguel do Pracuuba, Ponta Negra, Palheta e Jararaca.
Foto  Daniel Sidônio


Nenhum comentário:

Postar um comentário