“A natureza está secando”: quilombo no Marajó vive impactos do arrozal e clima de violência

SEJAM TODOS BEM-VINDOS!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

CABOCL@RTES 42


IARA ou UIARA ou também MÃE-D'ÁGUA
Óleo sobre tela 25 x 35

Informação cultural: É uma lenda do nosso folclore. Ela é uma linda sereia que vive no rio Amazonas, sua pele é morena, possui cabelos longos, negros e olhos castanhos.
A Iara costuma tomar banho nos rios e cantar uma melodia irresistível, desta forma os homens que a veem não conseguem resistir aos seus desejos e pulam dentro do rio. Ela tem o poder de cegar quem a admira e levar para o fundo do rio qualquer homem com o qual ela deseja se casar.
Os índios acreditam tanto no poder da Iara que evitam passar perto dos lagos e rios ao entardecer.
Segundo a lenda, Iara era uma índia guerreira, a melhor da tribo, e recebia muitos elogios do seu pai que era pajé.
Os irmãos de Iara tinham muita inveja e resolveram matá-la à noite, enquanto dormia. Iara que possuía um ouvido bastante aguçado, os escutou e os matou.
Com medo da reação de seu pai, Iara fugiu. Seu pai, o pajé da tribo, realizou uma busca implacável e conseguiu encontrá-la, como punição pelas mortes a jogou no encontro dos rios Negro e Solimões, alguns peixes levaram a moça até a superfície e a transformaram numa linda sereia,
 Acredita-se que em cada fase da lua, Iara aparece com escamas diferentes e adora deitar-se sobre os bancos de areia nos rios para brincar com os peixes. Também de acordo com a lenda, é vista penteando seus longos cabelos com um pente de ouro, mirando-se no espelho das águas.
São raros os que sobrevivem ao encanto da sereia, escapam da morte mas não da loucura, e somente um pajé ou uma benzedeira poderá curá-los.

*****
Fonte:Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário